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Marketing Educacional de Alta Performance: Guia Estratégico para Instituições de Ensino

Introdução

Não é de hoje que a concorrência no setor educacional brasileiro vem crescendo a cada dia. Para ganhar destaque em uma área tão competitiva, as instituições de ensino apostam em diversas táticas para atrair novos estudantes e reter aqueles que já estão matriculados. Uma delas — e talvez a mais importante neste momento — é o uso do marketing educacional, tanto para Educação Infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio quanto para cursos pré-vestibulares e Ensino Superior.

A educação no Brasil, assim como em todo o mundo, mudou muito desde a pandemia ocasionada pela Covid-19, por isso as escolas precisaram adaptar suas estratégias e se alinhar às novas tecnologias, principalmente de ensino a distância. Nesse cenário, o marketing educacional continua sendo essencial.

Mas, afinal, o que é marketing educacional? Como ele influencia sua estratégia de captação de alunos e por que ele é tão importante? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, neste guia sobre marketing educacional que preparamos para que você e sua equipe tirem todas as suas dúvidas.

O que é marketing educacional?

Marketing educacional é o conjunto de técnicas — presenciais ou online — utilizadas pelas instituições de ensino para atrair mais alunos, reter e fidelizar aqueles que já estão matriculados por meio da satisfação deles e de seus responsáveis. Essas ações abrangem o desenvolvimento da marca, análise do mercado, estratégias, táticas e demais formas de comunicação que trarão maior visibilidade para sua instituição de ensino e definirão a forma como ela será vista perante a comunidade escolar.

Diferentemente do varejo, o marketing utilizado pelas escolas é bastante específico. O público-alvo, por exemplo, é majoritariamente jovem e antenado nas novidades tecnológicas do mercado. Assim, as ações necessárias devem ser flexíveis e pensadas para os canais corretos. Afinal, não adianta investir em anúncios em uma plataforma na qual seu público não está presente.

Com a ajuda do marketing educacional, os responsáveis pela escola conseguirão responder a algumas questões cruciais, tais como:

  • Que imagem sua instituição de ensino quer passar e como ela gostaria de ser reconhecida na comunidade escolar?
  • Qual deve ser a resposta quando perguntarem por que os responsáveis devem escolher aquela escola para a criança ou o jovem?
  • O que será destaque quando pensarem naquela instituição de ensino?

Ao obter essas respostas, a escola conseguirá definir melhor seu plano de comunicação e, assim, sair na frente na hora de engajar e atrair clientes.

Como funciona o marketing educacional?

O marketing educacional está voltado à criação e definição de estratégias que permitem captar, reter e fidelizar mais clientes e garantir a satisfação dos pais e estudantes. Além disso, ele está voltado ao atendimento de demandas tanto legais quanto sociais no que se refere à educação.

Assim, o marketing define a imagem da escola perante a comunidade escolar, regulando todos os meios de comunicação e as mensagens utilizadas para lidar com o público ao longo de todo o ano letivo, durante o período de campanha de matrículas e rematrículas, em eventos e no dia a dia.

Estas são algumas funções do marketing educacional:

Aprimoramento das técnicas de comunicação É essencial que a instituição de ensino preste atenção ao modo como fará a sua comunicação, pois ela atingirá diretamente a sua relação com as famílias e estudantes. Suas mensagens devem ser claras, precisas e sempre relevantes. A escola é responsável por colocar em prática ações de marketing em seu blog, site institucional, e-mails, entre outros.

Melhoria do posicionamento da instituição no mercado Com ações corretas de marketing educacional, é possível que a instituição desenvolva seu posicionamento no mercado, ganhando relevância em relação à concorrência. Uma boa pesquisa sobre sua área, nicho e dificuldades da educação em sua região permite que a escola aja mais corretamente e descubra as necessidades dos alunos.

10 passos para começar o marketing educacional da sua escola

Agora que você já sabe o que é o marketing educacional e quais são os seus benefícios, está na hora de se aprofundar no assunto. Para isso, falaremos a seguir sobre alguns elementos essenciais destinados às escolas que desejam começar a trabalhar com estratégias de marketing no seu dia a dia. Veja abaixo quais são os dez passos para isso:

  1. Defina suas personas O conceito de personas é um dos pilares do marketing digital. Essa estratégia envolve definir a pessoa que você quer atingir com suas estratégias de marketing. Por exemplo, você possui uma escola e deseja falar com os responsáveis pelos estudantes que ainda não estão matriculados em sua instituição. Para isso, crie uma persona que represente esse público, com características detalhadas, preocupações e objetivos específicos.
  2. Segmente o seu público Personalize suas mensagens para públicos específicos. Isso pode ser aplicado em diversas estratégias, como em um e-mail marketing. A segmentação aumenta o engajamento e a fidelização ao direcionar comunicações apenas para aqueles a quem a informação é relevante.
  3. Produza conteúdo de qualidade A produção de conteúdo é uma excelente maneira de atrair e reter seu público, trazendo à sua instituição a reputação de autoridade no assunto. Além de textos em blogs, trabalhe com webinars, e-books, posts nas redes sociais e vídeos.
  4. Tenha um sistema de CRM Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) ajuda a gerenciar e analisar interações com clientes, antecipar necessidades e personalizar campanhas de captação de novos alunos. O CRM armazena informações valiosas sobre os clientes, permitindo uma tomada de decisões mais eficiente.
  5. Trabalhe com e-mail marketing Utilize e-mail marketing para captar a atenção do seu público, seja ele parte da sua gama de clientes ou não. Envie informes, novidades, notas, documentos oficiais, materiais ricos e dicas de conteúdos relevantes.
  6. Não deixe as redes sociais de lado Utilize redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e WhatsApp para engajar e fidelizar seu público. As redes sociais oferecem diversas formas de interação e são excelentes para estreitar relações com alunos e responsáveis.
  7. Invista em mídia paga A mídia paga, como links patrocinados no Google Ads, é uma ótima opção para as escolas que desejam investir em marketing educacional. Links pagos aparecem nas primeiras posições dos resultados de busca, aumentando a visibilidade da sua instituição.
  8. Chatbots e outras ferramentas Chatbots são ferramentas de interação com o público que podem ser utilizadas para o primeiro contato ou para resolver problemas. Eles otimizam a comunicação com estudantes e familiares de forma eficiente e econômica.
  9. Tenha uma estratégia de Inbound Marketing Inbound Marketing utiliza recursos como conteúdo rico para atrair, converter, fechar negócios e fidelizar clientes. A estratégia de Inbound Marketing envolve nutrir o público com conteúdo interessante ao longo do funil de vendas.
  10. Produza eventos Promover ou participar de eventos é uma ótima maneira de estar em contato direto com os estudantes e seus responsáveis. Eventos como torneios esportivos, feiras escolares e concursos de redação aumentam a visibilidade e o engajamento da sua escola.

Como estruturar um plano de marketing educacional?

O plano de marketing educacional é um roteiro estratégico que organiza, executa e rastreia as estratégias de marketing. Ele inclui:

  • Definição dos objetivos e metas de marketing;
  • Análise do ambiente no qual a instituição de ensino está inserida;
  • Descrição das necessidades dos potenciais alunos;
  • Rastreamento das ações de marketing dos concorrentes;
  • Identificação dos canais a serem utilizados;
  • Definição de orçamentos internos para cada ação;
  • Planejamento das etapas;
  • Principais indicadores de desempenho (KPIs).

Um bom plano de marketing educacional é essencial para atrair e converter leads, definir as táticas de forma estruturada e medir a eficiência das ações. Além disso, o plano ajuda a evitar erros, observar o que funciona e medir o sucesso da estratégia.

Conclusão

O marketing educacional é essencial para que as escolas consigam definir meios eficazes de atrair novos estudantes e fidelizar aqueles que já estão matriculados. Ele envolve comunicação assertiva com estudantes, pais e responsáveis, utilizando conteúdo elaborado, trilhas de e-mails e outras estratégias.

O marketing educacional também ajuda no desenvolvimento da marca, análise do mercado, definição de estratégias e formas de comunicação que aumentam a visibilidade da instituição e definem como ela será vista pela comunidade escolar.

Por meio de um plano de marketing educacional, sua instituição pode identificar seus pontos fortes e de melhoria, definir sua trajetória e alcançar seus objetivos. O marketing educacional é uma ferramenta poderosa para atingir um público maior e reter alunos existentes, garantindo o sucesso da sua escola.

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