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O que realmente importa para os pais e responsáveis na hora de decidir a escola dos seus filhos?
Introdução
Não é de hoje que a concorrência no setor educacional brasileiro vem crescendo a cada dia. Para ganhar destaque em uma área tão competitiva, as instituições de ensino apostam em diversas táticas para atrair novos estudantes e reter aqueles que já estão matriculados. Uma delas — e talvez a mais importante neste momento — é o uso do marketing educacional, tanto para Educação Infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio quanto para cursos pré-vestibulares e Ensino Superior.
A educação no Brasil, assim como em todo o mundo, mudou muito desde a pandemia ocasionada pela Covid-19, por isso as escolas precisaram adaptar suas estratégias e se alinhar às novas tecnologias, principalmente de ensino a distância. Nesse cenário, o marketing educacional continua sendo essencial.
Mas, afinal, o que é marketing educacional? Como ele influencia sua estratégia de captação de alunos e por que ele é tão importante? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir, neste guia sobre marketing educacional que preparamos para que você e sua equipe tirem todas as suas dúvidas.
O que é marketing educacional?
Marketing educacional é o conjunto de técnicas — presenciais ou online — utilizadas pelas instituições de ensino para atrair mais alunos, reter e fidelizar aqueles que já estão matriculados por meio da satisfação deles e de seus responsáveis. Essas ações abrangem o desenvolvimento da marca, análise do mercado, estratégias, táticas e demais formas de comunicação que trarão maior visibilidade para sua instituição de ensino e definirão a forma como ela será vista perante a comunidade escolar.
Diferentemente do varejo, o marketing utilizado pelas escolas é bastante específico. O público-alvo, por exemplo, é majoritariamente jovem e antenado nas novidades tecnológicas do mercado. Assim, as ações necessárias devem ser flexíveis e pensadas para os canais corretos. Afinal, não adianta investir em anúncios em uma plataforma na qual seu público não está presente.
Com a ajuda do marketing educacional, os responsáveis pela escola conseguirão responder a algumas questões cruciais, tais como:
Ao obter essas respostas, a escola conseguirá definir melhor seu plano de comunicação e, assim, sair na frente na hora de engajar e atrair clientes.
Como funciona o marketing educacional?
O marketing educacional está voltado à criação e definição de estratégias que permitem captar, reter e fidelizar mais clientes e garantir a satisfação dos pais e estudantes. Além disso, ele está voltado ao atendimento de demandas tanto legais quanto sociais no que se refere à educação.
Assim, o marketing define a imagem da escola perante a comunidade escolar, regulando todos os meios de comunicação e as mensagens utilizadas para lidar com o público ao longo de todo o ano letivo, durante o período de campanha de matrículas e rematrículas, em eventos e no dia a dia.
Estas são algumas funções do marketing educacional:
Aprimoramento das técnicas de comunicação É essencial que a instituição de ensino preste atenção ao modo como fará a sua comunicação, pois ela atingirá diretamente a sua relação com as famílias e estudantes. Suas mensagens devem ser claras, precisas e sempre relevantes. A escola é responsável por colocar em prática ações de marketing em seu blog, site institucional, e-mails, entre outros.
Melhoria do posicionamento da instituição no mercado Com ações corretas de marketing educacional, é possível que a instituição desenvolva seu posicionamento no mercado, ganhando relevância em relação à concorrência. Uma boa pesquisa sobre sua área, nicho e dificuldades da educação em sua região permite que a escola aja mais corretamente e descubra as necessidades dos alunos.
10 passos para começar o marketing educacional da sua escola
Agora que você já sabe o que é o marketing educacional e quais são os seus benefícios, está na hora de se aprofundar no assunto. Para isso, falaremos a seguir sobre alguns elementos essenciais destinados às escolas que desejam começar a trabalhar com estratégias de marketing no seu dia a dia. Veja abaixo quais são os dez passos para isso:
Como estruturar um plano de marketing educacional?
O plano de marketing educacional é um roteiro estratégico que organiza, executa e rastreia as estratégias de marketing. Ele inclui:
Um bom plano de marketing educacional é essencial para atrair e converter leads, definir as táticas de forma estruturada e medir a eficiência das ações. Além disso, o plano ajuda a evitar erros, observar o que funciona e medir o sucesso da estratégia.
Conclusão
O marketing educacional é essencial para que as escolas consigam definir meios eficazes de atrair novos estudantes e fidelizar aqueles que já estão matriculados. Ele envolve comunicação assertiva com estudantes, pais e responsáveis, utilizando conteúdo elaborado, trilhas de e-mails e outras estratégias.
O marketing educacional também ajuda no desenvolvimento da marca, análise do mercado, definição de estratégias e formas de comunicação que aumentam a visibilidade da instituição e definem como ela será vista pela comunidade escolar.
Por meio de um plano de marketing educacional, sua instituição pode identificar seus pontos fortes e de melhoria, definir sua trajetória e alcançar seus objetivos. O marketing educacional é uma ferramenta poderosa para atingir um público maior e reter alunos existentes, garantindo o sucesso da sua escola.
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Você já se perguntou qual é o segredo por trás de uma assessoria de marketing eficaz para escolas? É a capacidade de transformar visões em realidade, de conectar sonhos com resultados concretos. O segredo é simples, mas poderoso: é a paixão pelo sucesso dos alunos, a determinação em fazer a diferença e a expertise em contar a história de sua escola de maneira autêntica.
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